sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Filosofia, Ética e Moral no Espiritismo

Palestra realizada por Alfredo e Paulo Gabriel durante a reunião do CEU-A de 16/08/2009


À primeira vista, entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem.

Porém, a filosofia é essencialmente um conjunto de princípios fundamentais, tais como: razão, consciência, amor e prática. A filosofia para Aristóteles é, por assim dizer, a mãe de todas as ciências, porque ninguém impõe critérios a ela. Ao contrário, se existem regras, se existem parâmetros para chegar a algo específico, é a filosofia quem os estabelece, pois é do dedutivo, do geral, que partem as linhas orientadoras que guiam a mente do homem em direção a um determinado conhecimento.

Se analisarmos a etimologia da palavra filosofia, perceberemos que essa deriva do grego philos - que ama + sophia – sabedoria. Portanto, o filósofo é o homem que busca o estudo da filosofia, que é nada menos do que o desejo de adquirir conhecimento.

Nenhum comentário: